sexta-feira, 20 de setembro de 2013

20 DE SETEMBRO II

O Império contra-ataca


Anita Garibaldi
Reprodução Enciclopédia Delta Universal
Anita Garibaldi

Dom Pedro 2º assumiria o trono do Império, em 1840, sob forte instabilidade institucional. Logo, procurou restabelecer a paz no sul do País, propondo anistia aos rebeldes farroupilhas. Não obteve sucesso.

Foi então que, em 1842, as forças militares do governo federal, comandadas pelo então barão de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva), começaram a conter a revolta. É claro, a ferro e fogo.

A revolução Farroupilha chegaria ao fim somente no ano de 1845, com a celebração de um acordo entre o Império e os rebeldes, representados pelo barão de Caxias e Davi Canabarro (outro líder farrapo), respectivamente. De um lado, os revoltosos eram anistiados e os oficiais Farroupilhas eram incorporados ao exército nacional. De outro, os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina voltavam a fazer parte do império brasileiro. E os charques argentino e uruguaio passaram a ser taxados em 25%.



Giuseppe Garibaldi
Reprodução Enciclopédia Delta Universal
Giuseppe Garibaldi


Não poderia deixar de prestar minha homenagem nesta data tão importante, e que no Rio Grande do Sul se tornou feriado, e em todo canto do estado gera manifestações de amor e orgulho a este estado, seja nas danças típicas, na gastronomia, nos costumes..... e por fim o hino que quando entoado, não há um só gaúcho que não se emocione.




Muitas pessoas de outros estados nos chamam de Bairristas(Pessoa que defende com vigor sua terra natal, tratando por vezes com desdém os outros lugares.). Pois bem, com certeza defendemos e temos orgulho de nossa terra, mas também acima de qualquer outra coisa somo todos brasileiros e não desdenhamos qualquer outro lugar, apenas desejo que todo brasileiro defenda e tenha o mesmo orgulho de sua terra, pois cada pedacinho deste país tem uma história para ser contada.

E assim sendo, convoco a cada leitor(a) para contar um fato importante ocorrido em seu estado. Para que todos venhamos a conhecer um pouco mais de todos os acontecimentos que fazem parte da história deste povo guerreiro, O POVO BRASILEIRO. 
 

( ESTE FOI UM PEQUENO RESUMO,  E PARA QUEM QUISER CONHECER UM POUCO MAIS DESTA HISTÓRIA ENCONTRARÁ UM CONTEÚDO MAIS COMPLETO AQUI )

E que tal mais algumas curiosidades sobre esta data, que encontrei no mesmo site citado acima. Vamos lá.... !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e suas sugestões...

 SAÚDE - ABACATE    Vídeo do canal Autor da Própria Saúde    Mais informações https://autordapropriasaude.com.br/planta/abacate/ Mais infor...