Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

20 DE SETEMBRO

20 de Setembro de 1835



A primeira espiadela uma data como outra qualquer. Para nós gaúchos uma data que marcou a história de um povo, que mostra desde aquela época a luta não só do povo gaúcho, mas também a luta do povo brasileiro contra o governo. Vamos conhecer a história desta data.


Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.

A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, é o mais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro (teve início em 1835 e terminou em 1845). É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.

Mas para entender o porquê da importância da data, é necessário conhecer melhor o contexto histórico, as razões e no que resultou o conflito. Vamos lá.

(para este post não ficar muito longo e chato vou dividi-lo, e postar todos juntos, e desde ja adianto que as informações nos posts reproduzidas aqui foram retiradas do site http://pessoas.hsw.uol.com.br/farrapos.html) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e suas sugestões...