quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Escova Progressiva + Formol - DIGA NÃO (Parte 2)

Vamos dar seguimento ao post anterior em que estamos falando o Formol, substância que esta sendo utilizanada em produtos para a escova progressiva.

8 - O consumidor que encontrar irregularidades não deve utilizar o produto e poderá entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal, Estadual ou com a própria ANVISA através do e-mail cosmeticos@anvisa.gov.br. Em caso de suspeita de reações adversas causadas pelo uso de cosméticos, envie o relato para o e-mail cosmetovigilancia@anvisa.gov.br.

9 - Quanto maior a concentração e a freqüência da aplicação indevida do formol, maior o risco, tanto para os profissionais que aplicam o produto, como para usuários. É importante ressaltar que os efeitos decorrentes do uso do formol com o objetivo de alisamento apresentam maior risco para a saúde das pessoas que manipulam e aplicam a mistura, do que para as pessoas que se submetem à aplicação.

10 - Os produtos de limpeza que contenham formol também oferecem risco à saúde? - A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no 35/2008 da ANVISA estabelece a lista de substâncias de ação conservante autorizados para utilização em produtos de limpeza e o formol não está incluído. Em 2009 houve a substituição desta listagem através da RDC no 58 de novembro de 2009, mantendo-se o formol fora da listagem.

11 - Dependendo da concentração, o formol pode causar queda capilar. A aplicação de produtos com adição de formol torna o fio de cabelo rígido e, portanto, suscetível à fratura (quebra) diante dos traumas normais do dia a dia, como pentear e prender os cabelos. Este efeito enrijecedor do formol é obtido através de sua ligação às proteínas da cutícula do cabelo e aos aminoácidos hidrolizados da solução de queratina, produzindo no fio um aspecto liso e brilhante, mas deixando-o desidratado e quebradiço.

12 - O uso do formol interfere no processo de engravidar? - Até o momento, dados limitados foram relatados a respeito dos efeitos das misturas químicas com formol e interferências na gravidez sendo necessárias novas pesquisas focadas no risco à reprodução humana.

13 - Uma vez que o formol é considerado substância cancerígena, seu uso é proibido para indivíduos em qualquer faixa etária. Em crianças, acredita-se que exposições a substâncias cancerígenas levam ao desenvolvimento do câncer mais precocemente, em função da sua maior suscetibilidade.

Obs: Temos de ter muito cuidado pois o mesmo ativo pode ser encontrado com diferentes nomes como:  Aldeído Fórmico, Formaldeído, Formalina, Formalit, Glutaraldeído, Karsan, Lysoform, Oximetano, Ivalon e Oximetileno.

 

O texto acima, as informações a partir do item 8 , foram copiadas do site INCA (Instituto Nacional do câncer) e a última parte, abaixo do item 13, do site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=795

Mais informações sobre o formol na utilização de produtos para escova progressiva você encontra no link abaixo.

http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/alisantes/escova_progressiva.htm 















Um comentário:

  1. parabéns pelo post...fiz escova progressiva, há uns 2 anos, e quase fiquei careca!! foram + de 6 meses para 'restaurar' o que sobrou de cabelo e até hj ainda tem um pedaço do coro cabeludo que está 'ralinho'.... muito bom avisar as meninas!!!
    obrigada pela visita e comentário no tititi da dri... é bem verdade que muitas pessoas desalmadas abandonam seus cães, como se fossem um simples objeto a ser descartado.... deveria ser feito o mesmo com as prórias pessoas... bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e suas sugestões...

 SAÚDE - ABACATE    Vídeo do canal Autor da Própria Saúde    Mais informações https://autordapropriasaude.com.br/planta/abacate/ Mais infor...